sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Amigos para sempre!‏

Nos últimos dias, sempre encontramos as pessoas destacando o valor da amizade, e a dificuldade de se ter amigos, mas ter e ser amigos na juventude é um tema que burbulha constantemente, quando analiso as Sagradas Escrituras, fonte de iluminação e verdade, compreendo o Deus Jeová como amigo, interlocutor, defensor e diversos atributos que nosso Deus possui que espelham a verdadeira amizade.
Utilizarei deste nobre espaço para destacar itens necessários para a verdadeira amizade, certo que analisamos bastante os outros e nos analisamos pouco (Rm 12.1),s er amigo é colocar-se ao lado, socorrer, colocar-se a disposição, ouvir, aconselhar e quem tem amigos pode congratular-se (Pv 18.24), evidencio sete características:

1 - Confiança - Ato de confiar;depositar fé em algo ou alguém;acreditar. A amizade cristã deposita confiança no outro,assim como Jônatas confiou em Davi ( Sm 18.1-3), Raabe confiou nos espias de Josué (Js 2.12;6.23), a confiança leva a reciprocidade, ser amigo é ser recíproco nos atos e nas palavras.O que muitos questionam hoje é que não dar para confiar em ninguém, e até citam expressões bíblicas (Mq 7.5), sem conhecerem o contexto bíblico ao qual está sendo falado.A necessidade de confiar em alguém está ligada quase a necessidade de viver, a confiança é necessária, até por conta não viver de forma isolada, nem escondidos em quartos ou porões.Confiar no amigo é um ato de fé.

2- Despreendimento - Ser amigo leva a esta palavra, sem olhar para as circunstâncias, o amigo de todas as horas, não é perder tempo e sim ganhar tempo, o amigo coloca a disposição, com benevolência e sensatez (I Sm 19.4), o amigo defendo o outro, respeita, não trata com leviandade, despreender-se também significa sair dos orgulhos, crescer com as amizades, não limitar nosso raio de amigos, não se fechar em círculos, mas despreender com todos (Jo 11.4).

3- Humildade - Um dos critérios essencias do caráter cristão é a humildade (Tg 4.10), ser amigo exige humildade que caracteriza liberdade com sentimento, voluntariedade, diferente de despreendimento, a humildade é caracterizada pelo Bom - Samaritano (Lc 10.33-36; Gl 6.14), ser humilde não é estar apegado a religiosidade ou há critérios sociais, a amizade não dispõe de fronteiras, mas de sentimento, afeição, fruto do Espírito, vida prática e exercício cristão.

4- Obediência - Pode parecer confuso ter esta palavra nestes itens, mas quando verificamos a conduta do cristão com a amizade e com Deus, é de suma importância a obediência, o alfabeto cristão, Jesus recomenda a obediência na amizade com Deus (Jo 15.14,15), o exemplo mais forte que temos de obediência é Abraão que foi chamado amigo de Deus (Is 41.8), a amizade leva a obediência, a ouvir, aconselhar, seguir a Deus, sabendo que melhor é obedecer do que sacrificar (I Sm 15.22).

5- Fidelidade - Item indispensável na amizade, a amizade gera cumplicidade que gera fidelidade que gera durabilidade.Ser fiel é ao amigo (II Sm 9.1), cumprir com a Palavra, fidelidade é sinônimo de compromisso, palavras que andam em desuso e sem praticidade, mas na amizade quão é como suave é, quantos são amigos não da pessoa, mas da função que elas exercem, do dinheiro, posiçaõ social ou em busca de interesses próprios, fidelidade conduz a verdade, sinceridade e atenção.

6 - Perdão - A amizade abre espaço para o perdão, e o perdão é humano, definir o perdão como divino é excluirmos da vivência cristã e da cruz de Cristo, e perdoar como canta o poeta "é muito mais que estender a mão e dizer eu te perdoo meu irmão, usar a voz é fácil, apertar a mão também, difícil é perdoar de coração". Perdão é necessário, dar a segunda chance (At 15.36-39; II Tm 4.11), não desprezar, perdoar sempre é bom,faz bem ao coração e revela o caráter e fervor cristão.

7 - Amor - A amizade possui esta linda palavra, sendo do grego Philos, que significa amor fraternal, amor com benignidade, a amizade tem amor e precisa de amor, a Sociologia define como uma das necessidades básicas do ser humano amar e ser amado, então na amizade vamos amar, amar ao próximo como a si mesmo (Mt 22.36-40; Pv 17.17;18.24)

"A Fé nos faz irmão e o coração nos faz amigos!"



Um comentário:

  1. Realmente 'há amigos mais chegados que irmãos"! Glória a Deus por meus amigos e por nos fazer irmãos em Cristo! Aleluia!!!

    ResponderExcluir